COMO PINTAR UMA PAREDE DE TIJOLOS
COMO PINTAR UMA PAREDE DE TIJOLOS
Depois de lhe mostrar a beleza do revestimento rústico dos tijolos à vista, hoje eu vou lhe ensinar como pintar uma parede de tijolos. Muito simples, essa é uma maneira bastante eficaz de renovar o visual dos ambientes, sem ter que cair de cabeça em uma reforma pu acabar com as economias para trocar toda a mobília.
Ainda que com pouco – ou nenhuma – experiência, pintar a parede em casa oferece grandes vantagens. Não só é atitude econômica, como possibilita que você faça cada detalhe do projeto com muito mais cuidado e dedicação, garantindo um resultado perfeito.
MÃO NA MASSA
Um parede de tijolos aparente é cheia de charme naturalmente, sem nenhum esforço. A mistura entre o calor da cor desse material com o aparência campestre, é a combinação perfeita para quem não resiste à uma decoração com clima de conforto e intimismo. Porém, muitas vezes, as paredes em tijolos à vista podem pesar a composição e você pode se cansar do efeito.
Nesses casos, pintar a parede pode ser a alternativa mais simples e pontual. O resultado conserva o charme da textura dos tijolos, mas adiciona um toque de suavidade, deixando qualquer ambiente muito mais delicado e conservado.
COMO PINTAR UMA PAREDE DE TIJOLOS
Quem pensa em investir em uma repaginação completa na parede de tijolos aparentes, irá se deparar com uma infinidade de alternativas. Desde as mais radicais, como a cobertura do revestimento, até as mais simples como o polimento e aplicação de um novo verniz. Porém, há duas técnicas em especial que oferecem um resultado muito mais leve e dispensam apresentações: pintar de branco ou investir na pátina.
O processo para pintura de uma parede de tijolos não é tão diferente do de uma parede com outro revestimento. O primeiro passo é investir em uma boa limpeza da superfície. Remova bem o verniz usado para dar acabamento e em seguida passe um pano seco e o aspirador de pó. Isso fará com que a sua parede não fique com nenhum resíduo, o que facilitará muito na hora de pintar.
O próximo passo é o isolamento da área que será pintada com ajuda de algumas fitas e jornal. Principalmente se se você tiver pouco experiência nesses projetos, é muito importante proteger as paredes próximas e o chão do ambiente.
Depois disso, com a tinta indicada para esse tipo de parede, é só colocar a mão na massa. Depois de algumas demãos de tinta – dependendo do efeito desejado – é só esperar secar e aproveitar o novo visual da parede de tijolos aparentes.
Agora, se você procura por um efeito mais desgastado, nada melhor que investir na pátina para reformar a parede de tijolos. O processo é bem parecido da pintura simples: comece preparando a parede e protegendo local. Depois de usar o primer, como uma trincha, você irá aplicar de forma suave a primeira demão de tinta, que deve ser uma tinta marfim, servindo de base para a pátina.
O segundo passo é aplicar a tinta branca por cima. Lembre-se de fazer tudo isso com muito cuidado e sem se preocupar em cobrir o tijolo completamente. O terceiro e último passo é lixar. Depois que a parede estiver devidamente seca, é hora de criar o efeito descascado.
Para um efeito perfeito, lixe apenas a quantidade necessária para o visual rústico da pátina aparecer. Esse é um exercício de análise e paciência. Quando chegar no resultado desejado, a sua parede estará pronta para receber novas composições e deixar a sua casa ainda mais bonita.
Pitada de cor
Se você não abre mão de um toque colorido na decoração, pode ainda trocar o branco por uma cor mais viva ou outro tom neutro, como o cinza. O resultado é extremamente charmoso e você garante um visual moderno e despojado aos ambientes sem muito esforço. Tome cuidado apenas para não exagerar nas cores e pesar no ambiente.
Comentários
Postar um comentário